A contradição da ciclagem dos nutrientes

O programa de gestão de resíduos da Consumo Consciente ABC é artesanal, isso não quer dizer que não tenha uma rotina ou uma escala, aliás, rotina e escala são palavras que remetem a coisas grandes, mas isso não passa de aparência. Apesar de nosso trabalho ser pequeno, ciclar nutrientes é fundamental para agricultura que fazemos na Horta da Zilda, porém, não é a ciclagem de nutrientes a salvação do planeta, já é sabido que o problema é energético.

Manutenção da compostagem feita por composteira tipo neozelandesa de metal galvanizado, prática e funcional para os revolvimentos da matéria orgânica.

Para fazer a ciclagem de nutrientes através de gestão de resíduos é muito importante ficar atento ao gasto energético no processo. Outra coisa fundamental é o modelo logístico que precisa se adequar ao tamanho da capacidade de produção. No modelo da Consumo Consciente ABC desenvolvido, são atendidas dez famílias, sendo o sistema logístico conduzido por bicicletas e o processo de compostagem a aeróbica com aplicação de microrganismos eficiêntes do solo, os actinomicetos.

Nas palavras de Pinheiro Machado: "Associar a agroecologia a uma baixa demanda energética é um erro conceitual primário. Ao contrário, uma produção a nível planetário, pressupõe uma demanda energética extremamente elevada e, certamente, não será com reciclagem de resíduos - necessária evidentemente, mas insuficiente - que essa demanda será satisfeita. Tal posição, entretanto, tem sido divulgada como a panaceia da agroecologia e, inquestionavelmente, constitui um erro infantil" 

Com essa fórmula conseguimos ao longo do tempo coletar 710 litros de resíduos, entre abril de 2023 até setembro de 2023, quando consolidou o primeiro lote de adubo provindo de reciclagem de resíduos orgânicos domiciliares, totalizando 220 litros de adubo pronto. O adubo será destinado prioritariamente a Horta da Zilda, uma das chácaras em Santo André, SP que fornece alimentos para a Rede Consumo Consciente ABC, isso alivia muito as provisões de abastecimento de nutrientes da horta.

A agricultura urbana para funcionar de verdade, precisa de aporte de nutriente visto que o entorno é praticamente todo impermeabilizado.

Foi muito emocionante poder ver o ciclo total dos nutrientes, foi muito bom também entender como um agroecossistema pode funcionar com o apoio da comunidade que se engajou nessa proposta. O adubo de aplicação é muito importante para corrigir o desenvolvimento das culturas, e principalmente tornar o alimento produzido mais nutritivo. No Atelier, os projetos são para tornar mais eficiente o processo de decomposição, entender melhor como os microrganismos eficientes funcionam como chave desse desenvolvimento.

Obtenha mais informações do programa de gestão de resíduos da Consumo Consciente ABC:
https://www.ccabc.com.br/gestao-de-residuos 

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, e por dividir com a gente a experiência

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Educação e Energia

A harmonia dos mundos