A arte do inconsciente
No último dia 15 de julho de 2023 ministrei junto com a Cristina K. Bruschi uma Vivência Agroflorestal na Chácara Terra Viva de Gaia e foi muito interessante essa nova abordagem sobre o assunto agroecologia junto com arteterapia. Essa concepção, nova para mim, leva a pessoa a uma outra dimensão com relação ao mundo exterior sensível, palpável e material e ao mundo do nosso interior inconsciente.
Ao longo da vivência, os temas agroecológicos foram colocados do ponto de vista filosófico, até porque cultivar a terra não depende só de técnicas e tecnologias, mas como elas são aplicadas, a intensidade e como são dispostas. O mundo da agricultura não é só o visível mas também o invisível, o mundo dos microrganismos e da comunicação e interação entre os seres vivos com a matéria inanimada.
Fiz a comida, uma bela lasanha, toda artesanal e vegetariana, desde a massa até os recheios em um fogão a lenha inteiro de ferro, um espetáculo de artefato, uma experiência muito interessante cozinhar nesse equipamento, totalmente anacrônico para os dias de hoje. A massa ficou muito saborosa e conseguiu servir as pessoas que ficaram encantadas.
Esse movimento do mundo exterior e mundo interior levou as pessoas a refletirem sobre o quanto é importante nutrir o mundo ao redor onde vivemos e o mundo interior que nos dá sustentação para agir junto a natureza para criar valores prósperos para nossa vida. A "alfabetização ecológica" como a Paula colocou em referência ao livro "Teia da Vida" de Fritjof Capra, se trata de um conhecimento fundamental para lidar com as dificuldades e desafios ambientais que já são uma realidade, as mudanças climáticas está afetando nossas vidas e principalmente a economia e a organização política daquilo que ordena nossas decisões. A vivência teve como objetivo introduzir os participantes a lidar com esses desafios com sabedoria e inteligência.
A aplicação das técnicas de arteterapia levaram as pessoas a tocar em si mesmas, resgatar para o consciente as profundezas do inconsciente e isso tornou toda vivência um momento especial, onde conseguimos um momento de união e comunhão com a totalidade.
A próxima vivência será em setembro! Até lá!
Comentários
Postar um comentário